sábado, 12 de maio de 2012

Artes

                                                                                      Fotografia: Marli Reis



Artes

                                                        Rudolf Steiner

  • Para o artista, todo o lado externo de sua obra tem de expressar o interior; no caso dos objetos da natureza o interior não coincide com a forma externa, e o gênio humano tem de investigá-lo para chegar à sua cognição. E assim as leis que o artista segue não são outras senão as leis eternas da natureza, no entanto puras e não influenciadas por qualquer obstrução. Para as criações da arte não importa o que é, e sim o que poderia ser, não o real, e sim o possível.
    Fonte: GA 30, palestra de 9/11/1888, pp. 29-30. Col. JC.

  • É necessário não deixarmos, de modo algum, que o elemento artístico de nossa cultura continue sendo visto como um artigo de luxo ao lado da vida séria, como uma distração supérflua à qual nos voltamos, mesmo que saibamos levar uma vida espiritual; temos de considerar que o elemento artístico permeia tudo, permeia o mundo e o ser humano como uma lei divino-espiritual.
    Fonte: GA 308, palestra de 10/4/1924, p. 56.

  • A imagem artística é mais espiritual do que o conceito racional. É também mais vívida, e não sufoca o espiritual na alma, como o faz o intelectualismo.
    Fonte: HJ 84, p. 105.
Fonte na internet: http://www.sab.org.br/steiner/

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sócrates

Rosto de Sócrates exposto no Museu do Louvre.


Sócrates e seus alunos, de Johann Friedrich Greuter (obra datada do século XVII)


O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica, que faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendendo a pensar por si mesmo.

Nascido em 469 a.C. nas planícies do monte Licabeto, próximo a Atenas, Sócrates vinha de família humilde.[9] Era filho de Sophroniscus,[10] - motivo pelo qual ele era chamado em sua juventude de Sokrates ios Sōfronískos (Sócrates, o filho de Sophroniscus) - um escultor, especialista em entalhar colunas nos templos, e Phaenarete, uma parteira (ambos eram parentes de Aristides, o Justo).

 Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão. O seu legado reside sobretudo na sua convicção inabalável de que mesmo as questões mais abstratas admitem uma análise racional.
Socrátes afirmava que “Ninguém faz o mal voluntariamente, mas por ignorância, pois a sabedoria e a virtude são inseparáveis.”

Fonte de pesquisa, texto e imagem: wikipedia

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domingo, 8 de abril de 2012

quinta-feira, 1 de março de 2012

Idade escolar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    
A idade escolar é o período frequentado, tanto por crianças como adolescentes em ambientes escolares.

 Idades

  • Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, onde tem o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade.
  • Ensino Fundamental: Dividido em anos, que vão do 1º ao 9º ano e as idades vão de 6 a 14 anos, cronologicamente um ano para cada série. Pode vir a começar aos 4.[1] Uma resolução de 2010 do Conselho Nacional de Educação (Brasil), que vale a partir de 2011, fixa ingresso no ensino fundamental de crianças com 6 anos completos até 31 de março.
  • Ensino Médio: Divididos em 3 séries que vão dos 15 a 17 anos, cronologicamente um ano para cada período.

 Término do Ensino Básico

Finalmente o aluno completa o Ensino Básico podendo ingressar em cursos Profissionalizantes (nível Técnico) ou entrar no Ensino Superior em cursos de Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado; depois pode se Especializar em cursos de Pós-Graduação: Especialização, Mestrado e Doutorado.



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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

sábado, 3 de dezembro de 2011

Estímulo da imaginação


Fotografia: Marli Reis

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Bonecas Waldorf Estimulam a Imaginação


As chamadas 'Bonecas Waldorf', cuja confecção é baseada na pedagogia de mesmo nome, são totalmente diferenciadas pelo fato de respeitarem e estimularem a imaginação da criança. Longe de reproduzir 'fielmente' as particularidades da figura humana, deixam para a fantasia infantil a atividade criadora, simplesmente sugerindo possibilidades, por exemplo, de fisionomia.
Clique para Ver Lindas Bonequinhas
As bonecas são confeccionadas de forma artesanal, com a utilização (inclusive no enchimento) de materiais inteiramente naturais: malha e tecidos de puro algodão, feltro de lã e fios de lã pura de carneiro. Este critério visa a familiarizar a criança com o mundo natural por meio de seus materiais, nos quais ela aprende a reconhecer cor, textura, forma, peso, etc. Além disso, o manuseio da  boneca é agradável e aconchegante, motivando uma ligação estreita e carinhosa com ela.

Como cada boneca é feita manualmente e seu rosto é pintado à mão (com um mínimo de traços), cada uma adquire um aspecto individual e único. Os modelos e tamanhos procuram atender à necessidade das crianças em cada faixa etária, adequando-se, em complexidade, às diversas fases do desenvolvimento infantil. Para bebês, por exemplo, há as bonecas denominadas 'Cheirinho', com recheio de ervas suavemente aromáticas, como a alfazema. Crianças maiores podem contar com bonecas que sugerem profissões, nacionalidades, ou meramente companhia e brincadeira.

Além disto, por intermédio da boneca a criança pode aprender a conhecer a si própria num processo de 'espelhamento', a exercitar os relacionamentos sociais, a cuidar do próximo, etc. A boneca (ou boneco) também pode exercer o importante papel de companheiro, de confidente. Por este motivo, é uma poderosa ferramenta para os educadores. Com este foco, sua confecção deve respeitar os anseios interiores da criança e ter qualidade para poder acompanhá-la por longos períodos.


Fonte:

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